Compartilhe
Ir em baixo
Manuel Ventura

Re: Cauny - O que é que aconteceu?

em Qui 15 Fev 2018, 15:15
Reputação da mensagem: 100% (5 votos)
Boa tarde
Para Todos

Os relógios Cauny, como muitos outros "paridos" na suiça, eram encomendados por vários que até criavam empresas e registavam as marcas nesse país. Temos como exemplo o em análise, os Lancia, os Silgar, os Said, (todos estes de Portugueses) os Bonguia, etc, etc, etc.
Eu tive a minha primeira relação com os Cauny quando fiz 10 anos (com a quarta classe + comunhão solene), em 1956 e o meu Pai,que seguindo a tradição me ofereceu o seu relógio (Super Zoty que ainda hoje e em estado impecável) de 1946, ano em que nasci, e, comprou para ele um Cauny qualquer coisa... , no contrabando. Sim era no contrabando que se compravam os Cauny's que tinham origem em Espanha, que eram feitos na Suiça mas a marca pertencia a Espanhóis que os comercializaram principalmente em Espanha, Portugal (contrabando), América Latina, e também na África do Sul. Ou seja em Países com afinidades onde existissem muitos espanhóis ou portugueses.

Isto que parece muito complicado, resume-se ao que atrás disse. A marca Cauny e os produtos comercializados com esse nome tem origem em proprietários espanhóis (castelhanos ou catalões?) que usaram, não se sabendo porquê, o nome de uma aldeia francesa e faziam relógios na Suiça, desenhando-os e escolhendo as peças que entendiam feitos por outros (movimentos, caixas, etc) para os venderem em Espanha e países "afins".

Hoje todos aqueles que no mundo se interessam por relógios, consideram que são de qualidade superior, rigorosos no fabrico e no desenho e que se situam muito perto dos relógios de melhor "nome" da época. Isto eleva os seus valores, mas ainda aquém de outros de qualidade inferior (digo eu!).
Sansoni7

em Qui 15 Fev 2018, 16:03
Já ficámos a saber um pouco mais.....
Pedro Pereira

em Qui 15 Fev 2018, 21:11
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Obrigado pela contribuição do testemunho sobre a Cauny Thumbs Up

Em conversa com pessoas com mais sabedoria e vivência do passado,já sabia sobre o pormenor do contrabando.

E que não devia ser pouco,tendo em conta a quantidade dos que ainda abundam no mercado de usados...

Fugindo um pouco ao universo dos relógios em si,seria interessante perceber como funcionava a relação entre o contrabando da marca e o Estado na figura da policia e os senhores do fisco.

Rlopow

em Qui 15 Fev 2018, 21:46
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Acabadinho de chegar Very Happy

O meu primeiro Cauny Laughing

bladerunner68

em Qui 15 Fev 2018, 21:50
@Rlopow escreveu:Acabadinho de chegar Very Happy

Qual o calibre do Apollon? Parece FHF 81/2 ou 96/4?
Rlopow

em Qui 15 Fev 2018, 22:07
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
@bladerunner68 escreveu:

Qual o calibre do Apollon? Parece FHF 81/2 ou 96/4?

96/4 Very Happy
Markku

em Sex 16 Fev 2018, 13:36

O primeiro de muitos Very Happy
bladerunner68

em Sex 16 Fev 2018, 13:41

Tens que ir dando baixa na lista..

. Peseux 320
. FHF 94/4
. FHF 96
. FHF 81-2
. AS 1950
. AS 1951

Eu vou ter alguns repetidos "para troca" como faziamos com os cromos de futebol... Depois falamos Laughing Laughing Laughing
Rlopow

em Sex 16 Fev 2018, 13:44
@bladerunner68 escreveu:

Tens que ir dando baixa na lista..

. Peseux 320
. FHF 94/4
. FHF 96
. FHF 81-2
. AS 1950
. AS 1951

Eu vou ter alguns repetidos "para troca" como faziamos com os cromos de futebol... Depois falamos Laughing  Laughing  Laughing

Very Happy Very Happy
Tenho de começar é a ver de caixas que da maneira como isto anda de espaço (para além de dinheiro) é coisa que me vai faltado Very Happy Very Happy

Última edição por Rlopow em Sex 16 Fev 2018, 21:59, editado 1 vez(es)
bladerunner68

em Sex 16 Fev 2018, 13:49
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Nos primórdios da humanidade não havia dinheiro e a troca direta de bens resolvia tudo e era uma boa solução, podemos implementa-la aqui no fórum e seguramente resolvia-mos e aliviava-mos o investimento de muita gente..
Temos que criar um espaço de troca direta e aberta.. lol!
Antiqvarivm

em Sex 16 Fev 2018, 14:24
@Pedro Pereira escreveu:Obrigado pela contribuição do testemunho sobre a Cauny Thumbs Up

Em conversa com pessoas com mais sabedoria e vivência do passado,já sabia sobre o pormenor do contrabando.

E que não devia ser pouco,tendo em conta a quantidade dos que ainda abundam no mercado de usados...

Fugindo um pouco ao universo dos relógios em si,seria interessante perceber como funcionava a relação entre o contrabando da marca e o Estado na figura da policia e os senhores do fisco.

Absolutamente verdade!

Depois partilho um pequeno episódio que me foi contado na primeira pessoa, com Cauny na fronteira de Badajoz...
Antiqvarivm

em Sex 16 Fev 2018, 14:29
@bladerunner68 escreveu:Nos primórdios da humanidade não havia dinheiro e a troca direta de bens resolvia tudo e era uma boa solução, podemos implementa-la aqui no fórum e seguramente resolvia-mos e aliviava-mos o investimento de muita gente..
Temos que criar um espaço de troca direta e aberta.. lol!

Apoiado Thumbs Up
Sansoni7

em Sex 16 Fev 2018, 14:30
Mais um a apoiar a sugestão. Thumbs Up
Antiqvarivm

em Sex 16 Fev 2018, 14:31
@Rlopow, parabéns pelo 'ingresso' na Cauny, esse parece estar impecável e os meus votos que seja o primeiro de... muitos Thumbs Up
MFerreira

em Sex 16 Fev 2018, 14:42
Aqui seguem as ultimas aquisições Cauny, vieram os 3 em pacote e estão em estado original e não restaurado.
Notem que o Cadete está em estado NOS.
Para além destes tenho ainda um Cauny Crono + Cauny Calendario dos quais não me desfaço, já estes 3 são para trocar ou vender.
Antiqvarivm

em Sex 16 Fev 2018, 14:53
@MFerreira escreveu:Aqui seguem as ultimas aquisições Cauny, vieram os 3 em pacote e estão em estado original e não restaurado.
Notem que o Cadete está em estado NOS.
Para além destes tenho ainda um Cauny Crono + Cauny Calendario dos quais não me desfaço, já estes 3 são para trocar ou vender.

Esse Cauny Cadete parece-me uma verdadeira oportunidade para quem esteja à procura de um!
Sansoni7

em Sex 16 Fev 2018, 14:56
Ultimamente também tenho comprado aos 3 de cada vez.... Very Happy
Manuel Ventura

em Sex 16 Fev 2018, 17:06
Reputação da mensagem: 100% (5 votos)
O contrabando dos Cauny's era perfeitamente pacifico. Toda a gente da "situação, ou não" os comprava.

"Nós" atravessávamos para lá com café (+ muitas outras coisas) e a guarda fiscal (como se designava na altura e que depois foi integrada na GNR) fechava os olhos e só quando não era "oleada" é que os entreabria mas logo os fechava. Por Campo Maior devem ter passado muitas megatoneladas. Nós íamos lá comprar chocolates (foleiros), rebuçados e torrões de Alicante. Eles viviam numa sociedade economicamente muito fechada. Para comprarem um carro tinham que se candidatar e esperar que a "SEAT" que já nessa altura lá existia, lhes fizesse um 600 (=FIAT 600). Carro de Português (rico que eram os que lá iam) era um luxo, o que criou algumas invejas que ainda se sentem.

Resumindo o contrabando era coisa assumida e que "dava jeito" aos dois Países. Lembro que Portugal só tem uma fronteira que é com Espanha. Sair daqui só por ela ou de barco para qualquer outro lado, ou ... de avião, que pode puder passar por ela , ... ou não.

A razão dos relógios Cauny's serem de propriedade de Espanhóis (concerteza situacionistas), embora que construídos na Suiça, tem a ver com a situação politica que se vivia na altura, não nos devemos esquecer contudo que a origem da Cauny é muito anterior à Época de Franco e da WW2.

Melhores cumprimentos
MV
Antiqvarivm

em Sex 16 Fev 2018, 21:53

Bonguia 1970s

Por se falar em Bonguia, fica aqui o único com que me cruzei...
Desculpem-me o off-topic tongue
André Afonso

em Sab 17 Fev 2018, 12:13
Obrigado pelo post Sr Ventura, gosto sempre de saber a história por detrás da história
bladerunner68

em Sab 17 Fev 2018, 12:25
@Antiqvarivm escreveu:
Bonguia 1970s

Tenho visto no online alguns Bonguia em melhor ou pior estado, numa me animei a comprar... Que sabemos da origem desta marca? scratch
Rlopow

em Sab 17 Fev 2018, 22:01
Obrigado @Antiqvarivm Very Happy
Antiqvarivm

em Sab 17 Fev 2018, 23:41
@bladerunner68 escreveu:
@Antiqvarivm escreveu:
Bonguia 1970s

Tenho visto no online alguns Bonguia em melhor ou pior estado, numa me animei a comprar... Que sabemos da origem desta marca? scratch

Pessoalmente, pouco ou nada. O que tive e coloquei no post, tinha qualidade mediana/mediana-baixa. Passo a palavra a um Membro do Fórum que tenha +info.
m84

em Seg 19 Fev 2018, 00:14
@Manuel Ventura escreveu:O contrabando dos Cauny's era perfeitamente pacifico. Toda a gente da "situação, ou não" os comprava.

"Nós" atravessávamos para lá com café (+ muitas outras coisas) e a guarda fiscal (como se designava na altura e que depois foi integrada na GNR) fechava os olhos e só quando não era "oleada" é que os entreabria mas logo os fechava. Por Campo Maior devem ter passado muitas megatoneladas. Nós íamos lá comprar chocolates (foleiros), rebuçados e torrões de Alicante. Eles viviam numa sociedade economicamente muito fechada. Para comprarem um carro tinham que se candidatar e esperar que a "SEAT" que já nessa altura lá existia, lhes fizesse um 600 (=FIAT 600). Carro de Português (rico que eram os que lá iam) era um luxo, o que criou algumas invejas que ainda se sentem.

Resumindo o contrabando era coisa assumida e que "dava jeito" aos dois Países. Lembro que Portugal só tem uma fronteira que é com Espanha. Sair daqui só por ela ou de barco para qualquer outro lado, ou ... de avião, que pode puder passar por ela , ... ou não.

A razão dos relógios Cauny's serem de propriedade de Espanhóis (concerteza situacionistas), embora que construídos na Suiça, tem a ver com a situação politica que se vivia na altura, não nos devemos esquecer contudo que a origem da Cauny é muito anterior à Época de Franco e da WW2.

Melhores cumprimentos
MV

Muito interessante!

Cumprimentos,
Antiqvarivm

em Ter 20 Fev 2018, 22:34
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: